segunda-feira, 5 de março de 2012

20 anos do Colégio Camilo Toscano – CCT.



O CCT em 2012 completa 20 anos, não podia deixar de destinar algumas palavras em sua homenagem.

20 anos já se passaram CCT, muitos dos seus meninos e meninas já são homens e mulheres, adultos, cheios de responsabilidades, porém todos carregam na bagagem as imagens do tempo que sentavam em suas cadeiras e andavam nos seus corredores.  O que era um sonho transformou-se em absoluta realidade, o que era poluição transformou-se em educação, conhecimento, vida, esporte, cultura, paixão, cidadania, formação.

Com uma proposta pedagógica construtivista visando à formação do senso crítico de seus alunos, a Diretora do CCT, minha tia Nadja Menezes Guimarães, mostrou que é uma mulher a frente de seu tempo.

Não posso definir em palavras o CCT, as lembranças voam a mil por hora e as palavras são muito limitadas para representar tantas recordações, nem mesmo um livro seria suficiente para descrever os momentos maravilhosos, amigos e pessoas importantes que fizeram parte da história desse colégio. É impossível não lembrar da feira da cultura, pois era fenomenal e inigualável, contava com o afinco de todos os alunos e professores, as viagens também não ficavam atrás, ninguém tinha dinheiro mais a diversão era garantida, das peças teatrais e espetáculos, que vez ou outra alguém passava uma vergonha, dos aniversários dos professores, que sempre havia uma “festinha”, das competições e as torcidas organizadas. Não são poucas as recordações.

Não há como falar do CCT e não falar do meu pai, Jorge Luiz Pereira Guimarães, ou simplesmente professor Jorge para maioria dos alunos, pois foi um grande entusiasta mesmo antes da fundação do CCT e após a fundação mobilizou todo colégio com sua energia incontrolável e contagiante, participando de praticamente tudo no CCT.

Em que outro colégio a residência e piscina da diretora servem para recreação dos alunos, onde os cavalos do filho da Diretora são usados para aulas de equitação e apresentação com os alunos, às fazendas para passeios e sua casa de praia para viagem de férias dos alunos. Acredito que somente no CCT.    

Não conheço um só ex-aluno do CCT que não recorde com saudade dos momentos que viveu no colégio. Penso que isso se deve a importância que cada aluno sentia-se diante da instituição, pois ele não era simplesmente mais um aluno, ele era aquele aluno, conhecido por todos pelo nome e personalidade, qualidades e defeitos. Desconheço um colégio com tamanha interação entre alunos, professores e direção. Outro diferencial do CCT para os demais colégios é o fato de que todos os alunos tinham e acredito que ainda têm a oportunidade de mostrar seu talento, seja através do conhecimento, do esporte ou das artes. Assim todos sentem-se únicos e importantes no contexto individual e coletivo.

Como não lembrar de professores como Lúcia por sua dedicação ao atletismo e tratar os alunos com tanto carinho, Elba com seu jeito meigo e paciente, o saudoso Arimatéa e seus cálculos intermináveis, Chiquinho o pequenino gigante, Mercinho e sua inteligência impar, minha tia Isabel Alice conhecida por general linha dura e tão querida pelos alunos, minha tia Nadja pela facilidade que transmitia o conhecimento e admiração que tinha dos alunos, minha tia Maria de Fátima, por seu carisma e criatividade em suas aulas de artes, meu pai pelo entusiasmo, vibração e energia que dedicava ao colégio e alunos, entre tantos outros que deixaram suas marcas no colégio nesses 20 anos.

               Por fim, agradeço a Deus pelos 20 anos do CCT, por ter feito parte dessa história, pelos momentos que lá vivi e principalmente pelos conhecimentos que adquiri. Aos que ficaram com a responsabilidade de dar continuidade a esse legado de 20 anos, peço que tenham cuidado para que o CCT nunca perca sua essência.

2 comentários:

  1. Antes de tudo, parabéns pelo Blog, Jorge Augusto!!! Concordo em tudo que foi dito no seu artigo, o CCT é um colégio maravilhoso e sou muito feliz em ter tido a oportunidade de participar dessa família também! Com certeza suas tias e seu pai, foram pessoas representativas para muita gente, inclusive para mim! Tenho memória forte de muitas coisas que aconteceram e pela repercussão no grupo do colégio, isso não aconteceu só conosco.. tenho muitas saudades daquele tempo e agradeço a Deus por eles terem acontecido, representam muito na minha vida, nos tempos de hoje! Em breve o colégio verá os frutos que plantou, após 20 anos e mataremos um pouco da saudade dos nossos colegas e mestres.
    Felicidades, meu amigo! Nos veremos lá!

    ResponderExcluir
  2. Guto, parabens pelo blog! Não sabia que você escrevia tão bem! E mais ainda parabéns por esse texto, conseguiu falar toda a essencia da nossa escola nessas palavras. Me emocionou bastante. Abraço primo.

    ResponderExcluir