sexta-feira, 16 de setembro de 2016

POLÍTICA

O homem é um animal político, um ser social em sua natureza que necessita viver em grupo, por mais que não gostemos de política não podemos viver sem ela, isso é um fato que não pode ser negado, porém mesmo sabendo dessa necessidade intrínseca a nossa natureza humana continuo sem estômago para o modelo da política adotado pelo nosso País, um grande jogo de interesses onde todos tentam ficar com o povo ao seu lado como já ensinava Maquiavel em sua mais celebre obra, um verdadeiro livro sagrado da política.

O que se observa a cada período eleitoral são os mesmos métodos, os mesmos discursos, os mesmos clichês, os mesmos meios, os mesmos fins. Essas são as regras do jogo, independente de estar em cima ou em baixo do palanque. 

Enquanto a maioria dos indivíduos não possuírem uma consciência coletiva, o verdadeiro senso cívico e não pensarem apenas em seus interesses individuais vai ser difícil haver progresso na política e sociedade em geral. A política é apenas um reflexo da sociedade. Estando no poder ou não devemos ter a consciência que não tomar vantagem sobre os semelhantes e prezar pelo bem estar geral é apenas uma obrigação, não só dos políticos mais de todos os homens.


Jorge Augusto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário